Stranger Things 4 e RPG de Mesa

Stranger thing 4 e o rpg de mesa no podcast caixinha quantica

Stranger Things 4 trouxe uma questão interessante que ocorreu nos anos 80 evolvendo o RPG de Mesa D&D. O chamado Stanic Panic.

Nesse podcast do Caixinha Quântica vamos conversar um pouco sobre Stranger Things 4 e o RPG de Mesa. Vem ouvir.

Stranger Things 4 e o RPG de Mesa – O RPG é perigoso?

É muito provável que você já tenha ouvido falar do Pânico Satânico da década de 1980, um movimento impulsionado pelo medo de que pessoas comuns estivessem sendo atraídas para cultos de adoração ao diabo.

No entanto, você pode não saber sobre sua conexão com um dos jogos de RPG de mesa mais populares do mundo, Dungeons & Dragons.

Veja Também
Dungeons and Dragons e Stranger Things

O pânico moral que tomou conta dos Estados Unidos e até partes do Reino Unido durante os anos 80 foi desencadeado por mais do que apenas convicção religiosa e uma suspeita persistente que pode ser rastreada até os julgamentos das bruxas de Salem.

cena de um jogo de RPG em Stranger Things 4

A glamourização de assassinos em série, o medo de seus próprios vizinhos e a erupção de teorias da conspiração ao longo do final dos anos 70 e início dos anos 80 são parte integrante de como o RPG de fantasia foi pintado como uma porta nefasta para o ocultismo que mancha as mentes dos jovens.

Mas jogar RPG é Perigoso mesmo?

É claro que não, pelo contrário, o jogo é contruído de modo que desenvolve várias habilidades sociais e de raciocínio dos seus praticantes.

Segundo dados estatísticos do Comitê de Divulgação do RPG, nos EUA, mostra que apenas 2% dos crimes cometidos têm envolvimento de Rpgistas.

Isso está dentro da proporção entre a população total e a população RPGista, que é de 2%, lá.

Estatisticamente falando, existem mais mortes relacionadas a acidentes com cachorros do que com jogadores de RPG.

Muitos outros estudos apotam que não há qualquer relação entre jogos em geral e crimes cometidos.

Então é muito importante estar atentos aos circos que a mídia costuma promover em torno desse assunto de tempo em tempos.

É tudo propaganda falsa – Mike Wheeler

Como o RPG Dungeons and Dragons acabou sendo incluído no Satanic Panic?

Em 1979, James Dallas Egbert III, de 16 anos, foi descoberto como desaparecido de seu dormitório na Michigan State University.

O investigador particular contratado por seus pais acreditava que não era apenas devido ao jogo sujo, mas também devido ao seu histórico de jogar D&D.

stranger things 4 aborda um pouco do rpg na época do satanic panic

Infelizmente, Egbert sofria de problemas de saúde mental e dependência de drogas que o levaram a se refugiar nos túneis sob a escola.

Ele finalmente tirou a própria vida em 1980 e muitos ainda acreditavam que a causa de sua morte prematura foi D&D.

Veja Também
Como Jogar Dungeons and Dragons Grátis Podcast

Muitas pessoas usaram esse hype para comercializar a si mesmas e seu trabalho.

Por exemplo, a autora Rona Jaffe escreveu um livro chamado Mazes and Monsters baseado no que aconteceu com Egbert, que mais tarde foi transformado em um filme estrelado pelo jovem Tom Hanks.

filme mostra o RPG d&d como centro de um assassinato

O detetive contratado para procurá-lo, William Dear, também jogou com o ângulo D&D do caso para se lançar no centro das atenções, escrevendo seu próprio livro sobre o assunto em 1984.

A TSR, então editora do RPG D&D, viu até um aumento no número de vendas após o lançamento da história de Egbert. É claro.

O que Stranger Things 4 tem a ver com isso?

Tudo, a série Stranger Things 4 trouxe uma questão de discussão sobre esse momento da história.

O enredo se passa na década de 80, ou seja, década essa onde aconteceram assassinatos de pessoas que jogavam D&D.

Entretanto, é claro que a culpa não é do RPG.

No podcast abordamos a questão de um mestre de RPG estar sendo perseguido por um grupo conservador, desse modo, pode-se acreditar que a culpa das mortes na séria poderia ter sido encadeada pelo jogo.

A Série Stranger Things 4 é boa?

Em meio à escala e escopo do programa, Stranger Things encontra uma âncora inesperada não em seu conjunto de favoritos dos fãs, mas em seu último vilão.

No geral, a quarta temporada de Stranger Things é muito boa.

Às vezes até muito bom. Como seus personagens, ainda está crescendo – não importa o quão pouco fotogênica seja a jornada.

Veja Também:
15 Melhores Aventuras de Dungeons and Dragons

A quarta temporada do drama de terror de ficção científica é “mais assustadora, sangrenta e mais violenta”, alertou o ator Noah Schnapp, que interpreta Will.

A nota no Rotten Tomatoes está em 90%, tanto para críticos quanto para público, isso é um sinal que a série Stranger Things 4 está agradando.

Vai Rolar Stranger Things Quinta Temporada?

A 5ª temporada de Stranger Things é a última temporada?

Os irmãos Duffer confirmaram em uma carta aos fãs que o show seria encerrado com uma quinta e última temporada.

Confira Também