02. Travessia da Montanha

Introdução

Nas fronteiras do Reino de Eldoria, a Montanha Gélida se ergue como um desafio imponente até para os mais corajosos aventureiros.

Coberta de neve eterna e assolada por tempestades violentas, a montanha esconde segredos antigos e perigos mortais.

Aventureiros são contratados por um misterioso eremita para recuperar um artefato sagrado perdido nas profundezas de uma caverna no pico da montanha.

Para alcançar o objetivo, eles devem atravessar territórios inóspitos, enfrentar condições extremas de clima e sobreviver aos perigos que habitam a neve.

Regras de Exaustão e Salvaguarda

Durante a travessia, a regra de exaustão será um aspecto crucial da aventura.

Cada dia de viagem na montanha exigirá dos jogadores um teste de Constituição CD 15 para evitar ganhar níveis de exaustão devido ao frio extremo e ao esforço físico.

Eventos climáticos adversos, como nevascas e ventos cortantes, aumentam a CD para 18. A exaustão afetará as habilidades dos personagens, testando sua resistência e estratégia de sobrevivência.

NPCs e a Vila de Refúgio

A Vila do Gelo: Refúgio nas Alturas

Visão Geral

Aninhada em um vale abrigado nas encostas da Montanha Gélida, a Vila do Gelo é um refúgio surpreendente contra o rigor implacável do ambiente externo.

Composta por cerca de 20 cabanas robustas, construídas com troncos grossos e isoladas com peles de animais, a vila abriga aproximadamente 50 almas corajosas que chamam esse lugar severo de lar.

Telhados pesadamente inclinados previnem o acúmulo de neve, enquanto chaminés de pedra expelem fumaça, sinalizando a luta contínua contra o frio.

Estrutura Social e Economia

A comunidade é liderada por um conselho de anciãos, composto pelos mais sábios e experientes entre eles, incluindo o líder atual, Joran, que é também o mestre caçador da vila.

A economia local gira em torno da caça, pesca em águas geladas, e o comércio de peles, madeira, e ervas medicinais coletadas nas encostas menos hostis.

Visitantes raros, como comerciantes ousados ou aventureiros perdidos, são sempre bem-vindos, oferecendo à vila uma linha vital para recursos externos e notícias do mundo abaixo.

Locais Importantes

  • O Salão Comunal: Coração da vila, um grande edifício onde os habitantes se reúnem para refeições comunitárias, reuniões e celebrações. A grande lareira central é um ponto de encontro favorito, mantendo o frio à distância e os espíritos elevados.
  • A Cabana de Mira: Lar de Mira, a curandeira da vila, este local está repleto de frascos, poções e ervas. É um centro de cura e conhecimento medicinal, essencial para a sobrevivência da comunidade.
  • Oficina de Tarn: Uma estrutura robusta onde Tarn, o caçador, mantém seu equipamento de caça e oferece treinamento básico de sobrevivência para os aventureiros dispostos a aprender.

Organização da Cidade

As cabanas estão dispostas em um círculo ao redor do Salão Comunal, criando uma sensação de unidade e proteção. Pequenos caminhos de pedra conectam as estruturas, e tochas são espalhadas estrategicamente para iluminar a vila durante as longas noites de inverno.

Eventos Possíveis

  • Festival da Neve: Uma celebração anual que marca o meio do inverno, onde os habitantes compartilham histórias, comida e bebida. O evento inclui competições amistosas, como escalada de gelo e caça ao tesouro na neve.
  • A Chegada dos Mercadores: Ocasionalmente, comerciantes de terras distantes chegam à vila, trazendo mercadorias raras e notícias. É um momento de troca e renovação de suprimentos essenciais.
  • Ataque dos Lobos de Gelo: Um perigo constante nos limites da vila, os ataques de lobos de gelo testam as defesas da comunidade e a coragem de seus habitantes.

A Vila do Gelo é um bastião de calor humano e resiliência em meio ao deserto congelado, oferecendo aos aventureiros um raro refúgio de descanso e recuperação antes de enfrentarem os desafios da Montanha Gélida.

Mira, a Curandeira da Vila

Traços Físicos

Mira apresenta-se com uma aura de cuidado e compaixão, seus cabelos castanhos trançados e olhos verdes irradiando gentileza. As cicatrizes em suas mãos falam de anos dedicados à cura.

Motivações

O bem-estar dos habitantes da vila e dos viajantes que nela encontram refúgio é a prioridade de Mira. Ela dedica sua vida ao alívio do sofrimento alheio, utilizando seu vasto conhecimento de ervas e poções.

Como Falam

Sua voz é um bálsamo reconfortante, sempre pronta com palavras de encorajamento ou um conto curativo. “Cada erva conta uma história, assim como cada ferida,” ela diz, compartilhando seu conhecimento e esperança.

Conexões e Interação

Amiga de Tarn e respeitada por Eldor, Mira é uma figura central na vila. Suas habilidades de cura são vitais, oferecendo tratamento para ferimentos e exaustão, embora seus serviços venham com um custo, refletindo o valor de suas habilidades e recursos limitados.


Tarn, o Caçador

Traços Físicos

Robusto e marcado por cicatrizes, Tarn é a imagem do sobrevivente da montanha. Seus olhos são calculistas, sempre avaliando o ambiente à procura de ameaças ou presas.

Motivações

Para Tarn, a montanha é um campo de provações e aventuras. Ele valoriza a caçada e o desafio de sobreviver contra as feras e o clima, vendo o tesouro mais como um bônus do que como um objetivo final.

Como Falam

Direto e sem rodeios, Tarn compartilha seu conhecimento da montanha. “Respeite a montanha, e ela poderá poupar sua vida,” ele aconselha, preparando os aventureiros para os perigos que enfrentarão.


Eldor, o Eremita

Traços Físicos

Eldor se destaca com seus longos cabelos brancos e barba espessa, enquadrando um rosto marcado pelo tempo.

Seus olhos azuis profundos refletem uma vida dedicada ao estudo dos mistérios antigos. Vestido com um manto grosso adornado com símbolos místicos, ele carrega um cajado entalhado que serve tanto como apoio quanto símbolo de seu poder.

Motivações

Eldor busca proteger a montanha e seus segredos das forças malévolas. Ele vê os aventureiros como a chave para garantir a segurança do artefato sagrado, temendo as consequências de sua possível profanação.

Como Falam

Falando com uma voz que carrega a calma das eras, Eldor oferece conselhos enigmáticos, encorajando os aventureiros a ouvir os sussurros da montanha e a respeitar seus antigos guardiões.

Conexões e Interação

Conhecendo bem Mira e Tarn, Eldor orienta os aventureiros a procurá-los para auxílio. Sua habilidade de conjurar “Proteção contra Energia (frio)” é essencial para a sobrevivência na montanha, mas ele a usa com parcimônia, escolhendo cuidadosamente quando e em quem.

Eventos Climáticos Adversos

  1. Nevasca Impiedosa: Um teste de Sobrevivência CD 18 é necessário para encontrar abrigo. Falhar resulta em um nível de exaustão adicional.
  2. Avalanche: Exige um teste de Destreza CD 15 para escapar. Falhas resultam em dano e possível soterramento.
  3. Vento Cortante: Testes de Força CD 12 para prosseguir sem perder terreno. Falhar significa progresso lento e risco de exaustão.

Desafios e Confrontos

  • Pontes de Gelo Frágeis: Testes de Acrobacia CD 14 para cruzar sem quebrar a ponte.
  • Criaturas da Neve: Encontros com lobos da neve, yetis ou espíritos gelados, exigindo estratégia e combate cuidadoso.
  • A Caverna Sagrada: Dentro, a escuridão e o gelo criam um labirinto perigoso. Enigmas antigos protegem o caminho até o artefato, desafiando a mente e a vontade dos aventureiros.

Conclusão

Ao superarem os perigos da Montanha Gélida e recuperarem o artefato, os aventureiros não só conquistam tesouros e glória, mas também desvendam os mistérios antigos da montanha.

A jornada testa seus limites físicos e mentais, fortalecendo os laços entre eles e deixando histórias que serão contadas por gerações.