Ataque Furtivo D&D – Debate de Mestres

ataque furtivo no dungeons & Dragons 5e um debate de mestres

Redditors debatem a decisão controversa de um mestre sobre a habilidade de ataque furtivo do Ladino (Rougue) em Dungeons & Dragons e como ela se aplica a tipos de dano mágicos e não mágicos.

Mas antes vamos relembrar aqui a mecânica no D&D 5e:

Ataque Furtivo Dungeons & Dragons: O que é?

Em termos de jogo o famoso ataque furtivo ou Sneak Attack é um ataque onde o Ladino irá atingir um ponto frágil do seu oponente, exclusiva para o Ladino.

Entretanto como ficaria essa questão em termos de jogo? Aqui vai o que consta no Player´s Handbook 5e ou Livro do Jogador de Dungeons & Dragons.

“A partir do 1º nível, você sabe como atacar sutilmente e explorar a distração de um inimigo. Uma vez por turno, você pode causar 1d6 de dano extra a uma criatura que acertar com um Ataque se tiver vantagem na jogada de Ataque.

O Ataque deve usar uma Finesse ou uma arma de longo alcance.

Você não precisa de vantagem na jogada de Ataque se outro inimigo do alvo estiver a até 1,5 metro dele, esse inimigo não estiver Incapacitado e você não tiver desvantagem na jogada de Ataque.

A quantidade de dano extra aumenta à medida que você ganha níveis nesta classe, conforme mostrado na coluna Ataque Furtivo da tabela Ladino.”

Quanto maior o nível, maior o dano seu personagem irá cuasar, conforme esta tabela:

Tabela Ataque Furtivo D&D 5E

O Ataque Furtivo só pode ser realizado uma vez por turno, mesmo que você tenha mais ataques a realizar.

Todavia, o fato de poder utilizá-lo apenas uma única vez por turno possibilita que você realize mais de um Ataque Furtivo por rodada.

O Ataque Furtivo pode ser usadao na Ação Bônus e Atques de oportunidade?

A resposta é sim, com toda certeza, entretanto você não terá mais ataques furtivos dentro desse mesmo turno, só podendo realizar novamente no próximo.

Veja Também
Melhores Livros de D&D para se ter na prateleira

Lembre-se que você deve cumprir todos os pré-requisitos de Ataque Furtivo explicados anteriormente.

Desse modo temos aqui exatamente o que seria o ataque furtivo do Ladino, umas das classes mais jogadas em D&D de todos os tempos.

O que nos leva a pensar em um com com a ação ardilosa hehe…

O que é Ataque de Oportunidade?

Um Ataque de Oportunidade, também conhecido como Opportunity Attack, é uma reação especial que uma criatura pode realizar quando uma criatura sai de seu alcance corpo a corpo.

Na maioria dos casos, um Ataque de Oportunidade é um único ataque corpo a corpo que pode ser feito contra a criatura em movimento.

Isso significa que, uma vez que você se aproximou de um monstro, se tentar sair do alcance dele, ele pode essencialmente fazer um ataque grátis contra você.

Como os Ataques de Oportunidade são uma mecânica universal dentro de D&D, se um monstro sai do alcance de um personagem do jogador, esse personagem também é capaz de fazer um ataque de oportunidade.

O Ladino pode se beneficiar muito com ataques furtivos em ataques de oportunidade.

Ação Ardilosa do Ladino (Cunning Action)

No segundo nível o Ladino ganha uma bela habilidade, a ação ardilosa permite ao personagem realizar a furtividade como ação bônus, ou seja, permite esconder-se e atacar usando o que? O ataque furtivo, claro.

Você também pode usar, como uma Ação Bônus, as ações de Correr (Dash) ou Desengajar (Desengage).

Debate no Reddit sobre o Ataque Furtivo em D&D

Usuários do Reddit postaram uma Thread como algo sobre as regras de ataque furtivo.

Eles explicam que seu grupo estava lutando contra um Ettin, um gigante de duas cabeças modificado para ser resistente a ataques não mágicos.

Ettin no Dungeons & Dragons e o ataque furtivo casual, o D&D 5e

O Ladino do grupo puxou uma flecha mágica e atirou na fera com vantagem, o que ativou sua habilidade Ataque Furtivo, que adiciona dano extra quando certas condições são atendidas, como vantagem.

Veja Também
10 Melhores Masmorras das aventuras de Dungeons and Dragons

Quando ele anunciou que o ataque causou um total de 35 de dano.

O Mestre começou a procurar no Livro do Jogador oficial e então decidiu reduzir pela metade o dano bônus do Ataque Furtivo ao interpretá-lo como não-mágico, dizendo:

“O ataque furtivo é baseado em habilidade e, portanto, não não conta como dano mágico.”

Então o usuário do Reddit disse que esta decisão enfraqueceria severamente o Ladino e expressou como os jogadores estavam confusos.

Resposta ao Mestre no Reddit à esse caso

A resposta do Reddit foi unânime: o mestre estava claramente errado.

Como muitos apontaram, a decisão no Livro do Jogador afirma: “Uma vez por turno, você pode causar 1d6 de dano extra a uma criatura que acertar com um ataque…” se você se qualificar para o Ataque Furtivo.

A frase importante aqui é “dano extra”.

Ao não especificar o tipo de dano, fica implícito que o bônus é do mesmo tipo do ataque ao qual está sendo adicionado.

Portanto, no caso de atacar com uma flecha mágica, o bônus do Ataque Furtivo aumentaria o dano da flecha, contornando a resistência do Ettin.

Veja Também
Quem é Vecna em Dungeons and Dragons

Todo dano em D&D tem um tipo associado a ele.

Existem três tipos de ataques físicos: dano de concussão, corte e perfuração, que é o que uma flecha causa.

Outro usuário apontou que a habilidade Divine Smite do paladino tem uma descrição semelhante, mas com diferenças importantes.

Divine Smite afirma: “Quando você atinge uma criatura com um ataque de arma corpo a corpo, você pode gastar um slot de feitiço para causar dano radiante ao alvo, além do dano da arma.”

A distinção é que Divine Smite causa especificamente dano Radiante, causado em adição ao dano da arma.

O Mestre não teve escapatória

É por isso que sempre dizemos aqui nos programas do Caixinha Quântica, não se trata de Mestre x Jogador.

Alguns usuários sarcásticos levaram os argumentos do mestre ao extremo sobre esse caso do ataque furtivo e começaram a dar exemplos de como essa lógica se estenderia ao resto do jogo.

Um disse: “O que vem a seguir? O bônus de força não é mágico porque é puramente força bruta humana (ou elfo, anão, etc.)”

Outro brincou: “Sua lógica exigiria reduzir pela metade todo o dano, exceto o bônus mágico (+1 em este caso).”

Nem um único comentário ofereceu qualquer suporte para o Mestre, que é um raro momento de união para um site tão grande.

Confira Também