Melhores RPG de Mesa para conhecer e jogar.

capa do artigo de melhores RPG de Mesa para conhecer

Nós do Podcast de RPG de Mesa Caixinha Quântica temos o intuito de angariar cada vez mais jogadores de RPG para a comunidade como um todo, seja presencial ou na forma de RPG de Mesa Online.

Então, esse artigo visa ajudar o jogador iniciante a conseguir tomar uma decisão e começar logo no Hobby.

Desse modo, iremos abordar aqui os melhores sistemas de RPG de Mesa badalados no mercado, ou seja, é só escolher um deles, começar a leitura e se aventurar em mundos incríveis.

Sistema de RPG de Mesa

O que é RPG de Mesa?

Antes de mais nada, é importante saber que existem vários sistemas de RPG no mercado, ou seja, será necessário escolher um  para começar entrar nesse mundo marvilhoso do RPG de Mesa.

jogo de PRG de Mesa jogado na série Stranger Things. RPG de Mesa online e presencial

O sistema é o coração do jogo, existem sistemas que utilizam o famoso dado de 20 lados, o d20, outros trabalham com pool de dados, ou seja, encher a mão com os dados necessários para realizar determinada tarefa.

Seja como for, para o jogador iniciante pensar no sitema é um momento importante.

Assim, RPG significa Role Playing Game, ou em português, jogo de interpretação de papéis. Dessa forma é um jogo onde você irá personificar um personagem para jogar.

O que você precisa saber para começar a jogar RPG

Vamos agora então falar sobre o que é necessário para se começar a jogar RPG (Role Playing Game), o que um jogador iniciante precisa ter ou precisa fazer?

A maioria dos sitemas possuem um livro de regras básicas iniciais, elas podem ser bem simples, ou complexas, mas não se assuste, é sempre muito gostoso ler as regras de algo que você está querendo muito jogar.

Outro elemento importante seria a interpretação de papéis, o carro chefe deste jogo maravilhoso, assim que a aventura começa passamos a não ser nós mesmos, e sim os personagens que criamos.

Aqui vale tudo para deixar a atuação sempre muito divertida, quanto melhor a ambientação do jogo melhor também será a imersão, desse modo a interpretação de papéis fica bastante facilitada.

É possível lançar mão de recursos de mídia como sonorização das sessões, ou miniaturas para melhor descrever o combate, seja como for, tudo isso serve para aguçar a imaginação. É possível até mesmo jogar RPG de Mesa Online.

Mais um ponto importante é a ficha de personagem. A grande maioria dos RPG de Mesa irá apresentar ao jogador uma ficha, então vamos a ela.

O que é a Ficha de Personagem?

A ficha de personagem nada mais é do que as informações e atributos que o seu personagem irá possuir, alem de tudo que ele pode carregar e utilizar durante o jogo.

É na ficha que se dará a criação do personagem, na maioria dos sistemas.

Nela normalamente são marcadas a vida, ou pontos de vida, atributos como força, destreza, movimentação, características físicas, afinal estamos falando de um personagem fictício.

ficha de personagem para jogar rpg de mesa dungeons and dragons

Ou seja, a ficha no RPG sopra vida para esse personagem fictício. Geralmente temos na ficha valores abosultos para a mensuração de vida ou poder.

Uma dica é que as fichas são extremamente mutáveis dentro do jogo, assim é importante usar um PDF preenchível, ou se estiver usando de forma física, escrever sempre à lápis.

Dados de RPG de Mesa

Outro elemento fundamental ao jogo são os dados. Você pode já ter reparado que alguns sistemas de RPG de Mesa possuem dados um tanto quanto esquisitos.

Alguns podem ter até 20 lados, é muito comum para quem já é acostumado com o jogo, e de fácil acesso nos dias de hoje. Temos dados de 20, 12, 10, 8, 6, 4 lados. Mas alguns sitemas podem pedir dados com até mais lados, como o d30 ou d25.dados derpg de mesa para jogar rpg

Para a maioria dos sistemas o maior número do dado jogado pode representar uma sucesso crítico, o contrário também vale, o menor número seria uma falha crítica.

Ou seja, no D&D tirar 20 no d20 representaria um sucesso crítico, mas tirar um 1 seria uma falha.

Comprar Dados de RPG de Mesa

Para comprar dados de RPG de Mesa é super simples hoje em dia, no site da Amazon mesmo tem. Só clicar na imagem.

Jogo de dados na Amazon

De qualquer forma, os dados trazem um elemento maravilhoso ao jogo, a aletóriedade.

E a aleatóriedade potencializa o inesperado.

RPG de Mesa Comprar

Então onde comprar um livro de RPG? Nossa recomendação para comprar RPG de Mesa seria realizar uma pesquisa do tema que mais gosta, é muito fácil hoje em dia, muitos sites já vendem e normalmente chega muito rápido.

Abaixo segue uma lista dos 12 melhores e mais conhecidos RPGs da atualidade.

Vamos lá!

1.D&D

É claro que na lista iríamos colocar o famigerado Dungeons and Dragons, afinal ele é o RPG de Mesa mais conhecido e famoso do mundo.

Foi citado em programas como Stranger Things e filmes como Homem-Aranha.

Você pode começar jogando D&D de forma gratuita adquirindo o Documento de Referência de Sistema, ou o SRD. É possível encontrá-lo no site do Aventureiros do Reino.

Livro do Jogador D&D 5e 

O D&D é um RPG medieval em um mundo fantástico onde existem elfos, anões, dragões e magos. O Livro do Jogador já se encontra na quinta edição e é um excelente jogo para começar a se aventurar.

Apesar de possuir várias ambientações, nesta edição o D&D usa o espetacular cenário Forgotten Realms (Os Reinos Esquecidos).

Uma curiosidade sobre o D&D é que o desenho dos anos 80 “Caverna do Dragão” em inglês se chama mesmo Dungeons and Dragons, o mestre dos magos é o Dungeon Master, ou seja, o mestre do jogo.

2.The One Ring RPG (O Um Anel RPG)

O The One Ring, ou O Um Anel como é chamado em português é um RPG para os amantes do universo de Tolkien.

É considerado o RPG de Mesa que melhor adapta a Terra Média para os jogos análogicos, a adaptação é feita de forma brilhante, incentivando um gerenciamento de jornadas com maestria.

o um anel rpg de mesa jogado na terra media

Utiliza o d12 como dado principal e agrega o pool com dados de 6 lados.

Além disso possui mapas maravilhosos da Terra Média.

Atualmente se encontra na segunda edição, mas é possível ainda achar a primeira edição em português.

3.Blades In The Dark

Blades in the Dark é um RPG (role-playing game) de mesa sobre um bando de audaciosos vigaristas que buscam fortuna nas ruas assombradas de uma cidade de fantasia urbana-industrial.

Aqui há golpes, perseguições, mistérios ocultos, negociações perigosas, escaramuças sangrentas e, acima de tudo, riquezas para se conquistar — se você tiver ousadia o suficiente.

blades in the dark é um rpg de mesa de mistérios e gangues

Com um sistema de regras ágil, que prioriza a ficção, Blades promete aventuras empolgantes na cidade de Doskvol.

Você pode baixar o SRD do sistema de graça no site da Buró.

4.Tormenta 20 RPG

O Tormenta 20 é a segunda edição de um RPG de Mesa medieval lançado pela galera da Dragão Brasil na década de 90.

Seu sistema de regras se baseou muito na terceira edição do jogo Dungeons and Dragons, ou mais conhecido como D&D 3.5.

Livro Básico de Tormenta 20 

Um grande diferencial do Tormenta é a sua ambientação, o mundo de Arton. Um mundo gigantesco e com muito lore.

Conta com romances e HQs e está em constante atualização.

5.Vampiro a Máscara

O famoso modo de narração chamado Storytelling, Vampiro a Máscara se encontra agora na quinta edição.

Nos anos 90 e 2000 foi um estouro de vendas no Brasil angariando muitos jogadores para o RPG.

Como o próprio nome diz, trata-se de um RPG de Mesa voltado para quem curte vampiros em um cenário Punk-Gótico.

Vampiro a Máscara RPG 

O sistema te abrirá as portas do World of Darkness e te envolverá em dilemas éticos com problemas tão distantes e ao mesmo tempo tão próximos da nossa realidade.

Um RPG que se tornou referência em ambientação e desenvolvimento de personagem, para aqueles que adoram uma imersão completa.

6.Pathfinder 2e

Para quem gosta de um game design super envolvente e detalhado Pathfinder 2e é o jogo.

Apresenta mecânicas e regras profundas, sempre trazendo muito equilíbrio.

O Pathfinder Livro Básico inclui: Mais de 600 páginas de regras, orientações, opções de personagens, tesouros e muito mais para jogadores e Mestres de Jogo.

Pathfinder 2e

Apresenta também seis ancestralidades heroicas para personagens jogadores: anões, elfos, gnomos, goblins, halflings e humanos; com heranças mestiças para meio-elfos e meio-orcs.

Mais de 30 históricos como garçom, soldado ou aprendiz para se imergir ainda mais na história de seu herói.

7.Starfinder

O Starfinder RPG é o primo de primeiro grau do Pathfinder. Trata-se de um RPG de Mesa voltado para o Sci-fi.

Ou seja, um RPG para quem gosta de espaço, naves espaciais, armas laser e armaduras tecnológicas. Investigue os mistérios do universo.

Neste livro de 520 páginas você encontra regras para crição de personagens, magia, equipamentos e muito mais tudo o que voce precisa para jogar Starfinder como jogador ou mestre.

Starfinder

Um curiosidade legal é que o cenário de campanha é o mesmo de Pathfinder, apenas muitos anos no futuro.

Venha particiar de uma corrida de pods tecnológicos, conhecer feitiços e escolher armas futuristas para destruir os seus inimigos em Starfinder

8.O Chamado de Cthulhu

Este RPG se baseia na obra e contos do escritor H.P. Lovecraft. Trata-se de um RPG de mistério, investigação e horror.

Um RPG de Mesa de Terror muito famoso e conhecido da comunidade.

O jogador assume o papel de um investigador inabalável, viajará para lugares estranhos e perigosos, descobrirá tramas abomináveis e desafiará os terrores da noite.

O Chamado de Cthulhu 

Neste estilo o jogador encontrará entidades poderosas e mortais através de suas investigações.

Após sua morte em 1937, as histórias de horror cósmico de Lovecraft cresceram em reputação e estatura, e hoje ele é reconhecido como um dos maiores escritores americanos de histórias de horror do Século XX.

Utiliza o D100 como base para seu sistema de dados de RPG de mesa.

9.Guerra dos Tronos RPG

Esse é para quem gostou dos livros do George Martin, ou também que gostou da Série de Game of Thrones exibida pela HBO.

O sistema foi desenvolvido para criar essa semelhança relacionando com a série e os livros.

Apresenta mecâncias de encontros e discussões como se fossem mesmo batalhas em RPGs convencionais. Cobre políticas na corte, duelos entre cavaleiros, batalhas em massa e disputa entre casas.

Um jogo onde ou se vence ou se morre, não há meio termos.

Um ponto forte seria o preço, muito convidativo. Sempre em torno de R$ 29,00.

Guerra dos Tronos 

10. Forbidden Lands

O Forbidden Lands é um jogo maravilhoso de exploração de hexágonos pelo mapa, ele tem uma pegada de RPG Old School, o famoso hexcrawl.

Foi vencedor de vários prêmios de melhor RPG de Mesa. É considerado uma nova abordagem de RPG de fantasia medieval.

Os personagens não são considerados heróis como em D&D ou Tormenta, são renegados, saquedores, sobreviventes.

Forbidden lands é o RPG de Mesa de exploração de hexágonos, também pode ser jogado na forma de RPG de mesa online

Forbidden Lands 

O jogo inclui um conjunto com 2 livros, do Mestre e do Jogador, um mapa muito bonito do cenário e uma folha de adesivos para marcar as alterações feitas no mundo.

Um pró deste sistema de RPG é que é muito legal jogar ele na forma de RPG de Mesa Online, explorando hexágonos.

11.Dragon Age

Um RPG de interpretação de fantasia sombria.

O Jogador toma o papel de personagens como Guerreiros, Magos, Ladinos para lutar contra forças sombrias.

Um curiosidade é que esse RPG é baseado em um jogo de video-game que leva o mesmo nome, uma série de sucesso.

Dragon Age 

Possui um inovador sistema de façanhas que permite o jogador criar cenas cinematográficas, um belo diferencial.

Dragon Age RPG traz toda a riqueza e diversão do mundo de Thedas para a sua mesa. Este livro básico traz todo o conteúdo que você precisa para jogar RPG, e inclui: Um conjunto de regras fácil de aprender e divertido de jogar.

12. Tales from the Loop: Contos do Loop

Tales from the Loop é um excelente RPG de Mesa baseado na série que leva o mesmo nome, exibida no Amazon Prime Video.

Se você gosta de uma ambientação oitentista, porém com mistérios físicos, quânticos e ao mesmo tempo tecnológicos, esse é seu RPG.

Lembra dos filmes, Goonies, ET, Conta Comigo? Então, esse é o tipo de clima que esse RPG trás.

RPG de Mesa Tales from the loop, RPG anos 80 e mistérios, RPG de Mesa online e presencial

Tales from the Loop: Contos do Loop

Também vencedor de vários Ennies nesse RPG é possível jogar com adolescentes arquetípicos dos anos 80 tentando descobrir mistérios.

No ano de 1954, o governo sueco iniciou a criação do maior acelerador de partículas do mundo. O complexo foi totalmente finalizado em 1969, localizado logo abaixo das áreas de pastos de Mälaröarna. A população local chamou essa maravilha tecnológica de loop.

Quais mistérios e segredos esse complexo porderá trazer.

Excelente ambientação.

Como se joga RPG de Mesa?

A primeira coisa que você vai precisar para jogar RPG de Mesa são pessoas, afinal é um jogo coletivo, seja de forma presencial ou de forma online.

Também será necessário o sistema, a ficha, os dados e um conhecimento prévio das regras do jogo, como já falamos aqui neste artigo.

Há alguns meios de se jogar RPG de Mesa online com os chamados VTTs (ex. Roll 20 e Fantasy Grounds), mas isso vamos abordar em um futuro próximo em outro artigo sobre RPG de Mesa online.

Mas a princípio os VTTs são programas ou interfaces que possbilitam a jogar o RPG de forma online com seus amigos.

Então, é muito comum utilizar essas interfaces de RPG de Mesa Online juntamente com o Discord para facilitar a comunicação entre o grupo.

Sempre lembre-se, o fundamental no RPG de Mesa é a diversão. Peça uma pizza, chame os amigos e embarque em mundos fantásticos.

Qual a diferença entre RPG e RPG de Mesa?

Em jogos de RPG jogados em video game as escolhas são finitas, não existe o mestre de jogo e normalmente não se pode fazer exatamente o que se quer.

Já no RPG de Mesa as escolhas são infinitas, os jogadores podem explorar o mundo da forma que quiserem e também ir para onde bem entenderem.

O mestre de jogo dita e coordena a história e guia os jogadores através da aventura para que o objetivo principal seja alcançado.

Qual o melhor jogo de RPG de Mesa?

Vale ressaltar aqui que não existe o melhor RPG de Mesa, e sim o gênero que você mais gosta, pense bem no estilo de filmes e séries que mais gosta de assistir, com certeza existe um sistema de RPG para ele.

Então essa é a questão, gosta de futuro, existe RPG futurista, gosta de medieval, também, gosta do oriente, sim, também tem.

O céu é o limite para estilos e sistemas de RPG, se gostar de mistérios, vai achar um sistema para isso.

Definitivamente não existe o melhor RPG mas sim o que irá trazer para você e seus amigos a melhor diversão. Lembre-se que acima de tudo vem a diversão, seja no presencial ou no RPG de Mesa Online.

Podcast de RPG de Mesa Caixinha Quântica

Por fim, chamamos você a conhecer nosso podcast de RPG de Mesa e Geek. Venha se divertir ouvindo programas incríveis sobre o maravilhoso mundo  Geek, além de resenhas e análises de jogos incríveis de RPG.

Caixinha Quântica é um podcast totalmente voltado para o entretenimento de jogos analógicos e reviews de séries e filmes geek, desse modo, venha também entrar para esse mundo maravilhoso.

Desse modo é possível ouvir aventuras de RPG de Mesa Online em nosso podacast.

Acesse nossos últimos programas:

Puzzles no RPG de Mesa podcast Caixinha Quântica

Puzzles no RPG de Mesa

D&D 5.5 – D&D Evolution

Os monstros sabem o que fazem no RPG de Mesa – O Espantalho

RPG de Mesa Oline One Shot

 

Confira Também