Patrono: Classe de Bruxos em Dungeons & Dragons raqueados
Em Dungeons & Dragons, os bruxos são indivíduos misteriosos que buscam poder e conhecimento arcano através de pactos com seres superiores.
Essas pessoas se estendem além de si mesmas em momentos de desespero ou em busca de algo grandioso, se oferecendo a entidades poderosas que concedem poder em troca de serviço.
Embora as implicações desses pactos possam variar, é praticamente garantido que, um dia, o patrono de um bruxo cobrará um preço pelas dádivas concedidas.
Mas então, o que é um patrono em D&D?
Antes de tudo, em Dungeons & Dragons, um patrono é essencialmente uma entidade poderosa com a qual um bruxo faz um pacto para obter poderes mágicos.
A princípio, essas entidades podem variar significativamente, desde seres divinos benevolentes até entidades malignas dos planos infernais ou até mesmo seres cósmicos incompreensíveis.
Além disso, ao estabelecer um pacto com um patrono, o bruxo adquire habilidades e poderes únicos que refletem a natureza e o domínio do patrono em questão.
Por exemplo, um bruxo que faz um pacto com um patrono celestial recebe poderes de cura e a capacidade de canalizar energia divina para infligir dano em seus inimigos.
Todavia, um bruxo que faz um pacto com um patrono fiend recebe poderes relacionados ao fogo, às trevas e à corrupção.
Portanto, essa relação íntima entre bruxo e patrono é uma parte integral da classe de bruxo em D&D, e cada patrono oferece uma experiência de jogo distinta, permitindo que os jogadores personalizem seus personagens de acordo com suas preferências e estilo de jogo específicos.
9. O Patrono Hexblade Vem do Shadowfell
O patrono Hexblade é uma entidade misteriosa originária do Shadowfell, que concede poderes relacionados ao uso das sombras.
À medida que o bruxo Hexblade avança de nível, ele ganha acesso a maldições e pragas poderosas que causam dano psíquico em seus inimigos, além de aprender a moldar sombras em armas.
Esse patrono também fornece magias intrigantes que combinam com as armas sombrias, como Desaparecer, Assassino Fantasmagórico e Golpe Banidor.
Os bruxos Hexblade também adquirem recursos poderosos, como Espectro Amaldiçoado, que lhes permite vincular a alma de um inimigo morto ao seu serviço até que seja morto.
Embora sejam considerados fortes, existem outros patronos que oferecem opções ainda mais intrigantes.
8. O Patrono Genie Concede Desejos Pequenos
Aqueles que fazem um pacto com o Nobre Gênio recebem habilidades elementais, mas a um preço que pode assombrá-los no futuro.
A maioria dos gênios que estabelecem esse pacto rivaliza com deuses menores em poder, e sua arrogância os torna vingativos, desfrutando de semear a destruição na vida daqueles que buscam aprisionar sua espécie em servidão.
Ao fazer um pacto com um bruxo em busca de poder, geralmente é para expandir seu próprio alcance e influência.
O poder concedido por um Patrono Genie depende de sua natureza elemental, e cada um dos quatro tipos de gênios (Dao, Efriti, Djinni e Marid) oferece diferentes poderes que refletem seu elemento.
Conforme o bruxo avança de nível, ele tem acesso a pequenos desejos. No entanto, o poderoso feitiço Desejo em si só está disponível para esses bruxos se utilizarem a lista de Magias Expandidas do Genie adicionada em Tasha’s Cauldron of Everything.
7. O Patrono Archfey é uma Entidade Encantadora
O Patrono Archfey é uma entidade poderosa dos reinos feéricos, que concede poderes mágicos relacionados à ilusão, encantamento e manipulação das emoções.
Esses bruxos são capazes de lançar magias que confundem e encantam seus oponentes, além de possuírem habilidades para se esquivar e resistir a ataques mágicos.
Eles também ganham a capacidade de se teleportar instantaneamente e até mesmo invocar criaturas feéricas para ajudá-los em batalha.
6. O Patrono Celestial é uma Força Divina
O Patrono Celestial é um ser divino que concede poderes místicos aos bruxos, estando ligado a entidades benevolentes como anjos ou deidades da luz.
Ao fazer um pacto com um Patrono Celestial, um bruxo recebe poderes de cura e a capacidade de canalizar energia divina para infligir dano em seus inimigos.
Eles também ganham resistência a danos necróticos e podem curar a si mesmos e seus aliados. Além disso, esses bruxos podem até mesmo invocar a ajuda direta de seu Patrono Celestial em momentos de necessidade.
5. O Patrono Great Old One Concede Conhecimento Cósmico
O Patrono Great Old One é uma entidade antiga e cósmica, cuja natureza e intenções são incompreensíveis para a mente humana.
Ao fazer um pacto com um Great Old One, um bruxo recebe acesso a conhecimentos arcanos profundos e perturbadores.
Eles são capazes de ler mentes, enviar mensagens telepáticas e até mesmo enlouquecer seus inimigos.
Esses bruxos também ganham resistência a danos psíquicos e podem convocar a presença do seu Patrono Great Old One para ajudá-los em momentos críticos.
4. O Patrono Fiend Concede Poder Infernal
O Patrono Fiend é uma entidade maligna dos planos infernais, que concede poderes relacionados ao fogo, às trevas e à corrupção.
Eles são capazes de conjurar chamas infernais, amaldiçoar seus inimigos e até mesmo resistir a danos de fogo.
Esses bruxos também ganham a capacidade de recuperar pontos de vida ao derrotar seus inimigos e podem invocar servos infernais para lutar ao seu lado.
3. O Patrono Undying Concede a Imortalidade
O Patrono Undying é uma entidade ligada à morte e ao além-túmulo, que concede poderes relacionados à necromancia e à resistência à morte.
Eles são capazes de drenar a energia vital de seus inimigos, recuperar pontos de vida ao matar criaturas e até mesmo resistir a ataques que poderiam matar um ser humano comum.
Esses bruxos também ganham a habilidade de se comunicar com os mortos e podem se proteger contra efeitos que envelhecem ou corrompem o corpo.
2. O Patrono Pact of the Blade Concede uma Arma Mágica
O Patrono Pact of the Blade é uma entidade que concede a um bruxo a habilidade de criar e convocar uma arma mágica.
Ao fazer um pacto com esse patrono, um bruxo recebe a capacidade de invocar uma arma de sua escolha, que pode se transformar em qualquer forma que desejar.
Essa arma é sempre mágica e confere bônus de ataque e dano ao bruxo. Além disso, os bruxos Pact of the Blade podem se teleportar para a arma e até mesmo conjurá-la de volta às suas mãos se for perdida.
1. O Patrono Pact of the Chain Concede um Familiar
O Patrono Pact of the Chain é uma entidade que concede a um bruxo a companhia de um familiar.
Ao fazer um pacto com esse patrono, um bruxo ganha um companheiro leal e mágico que assume a forma de um animal.
O familiar é capaz de realizar tarefas simples, como entregar mensagens ou ajudar nas investigações, e também fornece benefícios especiais ao bruxo.
Eles podem ver através dos olhos do familiar, se comunicar telepaticamente com ele e até mesmo compartilhar algumas de suas próprias habilidades com o familiar.
Esses são os sete tipos de Patronos disponíveis para os bruxos em “Dungeons & Dragons”.
Cada um oferece poderes e habilidades únicas, permitindo que os jogadores personalizem seus personagens de acordo com suas preferências e estilo de jogo.