13 Melhores Geradores de Mapas de RPG

Se você quer levar sua construção de mundo de fantasia para o próximo nível em mapas de RPG…

…escrever seu próximo romance ou criar sua mais nova campanha de RPG de Mesa – não há nada como um mapa lindamente desenhado que é retirado do mundo de sua história.

Veja Também
18 Melhores PC Games de Dungeons and Dragons

Para ajudá-lo a dar vida ao seu ‘outro’ mundo, aqui está uma lista dos 13 melhores geradores de mapas de RPG de Mesa…

…ferramentas e recursos favoritos de mapas de fantasia!

O que são Mapas de RPG?

Os mapas de rpg são os caminhos por onde os aventureiros seguirão, sendo assim não se deve utilizar apenas um espaço em branco e esperar que seus aventureiros consigam se divertir.

Podem ser de diversas maneiras como em hexágonos, quadrados ou até mesmo o mapa de uma cidade criada pelo mestre.

exemplo de mapas de RPG para usar durante o jogo

Desse modo os jogadores irão, com seus personagens, explorar esses mapas ou locais onde descobrião segredos e tesouros.

Para que servem Mapas de RPG de Mesa?

Certamente o principal objetivo de um mapa de RPG é situar os jogadores em um local de aventura.

Veja Também
Os Personagens que jogamos RPG de Mesa

Serve também de guia para que o deslocamento do grupo seja feito de forma correta.

Então, dessa forma, temos muitos geradores de mapas para jogar RPG na internet, nessa lista iremos mostrar os 13 melhores geradores de mapas de RPG.

1. Reedsy

Preço base: varia entre ilustradores
Tipo: Marketplace

Reedsy é um dos mapas de RPG cidatos no artigo do caixinha quântica

Claro, a melhor maneira de fazer um mapa de fantasia é contratar um profissional.

Para uma abordagem pessoal e especializada, definitivamente vale a pena contratar um ilustrador.

Aqui na Reedsy, selecionamos rigorosamente os melhores ilustradores freelancers do mercado editorial – e eles estão a apenas um clique de ajudar seu trabalho a se destacar.

Você gosta dos desenhos que você vê acima?

Veja Também
Criando One Shots para eventos

Todos eles foram criados por Leo Hartas, um talentoso ilustradores freelance, especializado em criar os melhores mapas ilustrados de fantasia.

Confira o perfil de Leo no Reedsy.

2. Azgaar’s Fantasy Map Generator

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

mapas de RPG de mesa esse é o azgaars excelente gerador

O Gerador de Mapas de RPG de Fantasia de Azgaar tem sido o favorito de escritores de fantasia e jogadores de Dungeons and Dragons, por um bom motivo.

Azgaar atualmente fornece doze modelos diferentes para iniciar seu mapa, variando de “Pangea” a “Vulcão”.

Essa abordagem é intuitiva porque a maioria dos usuários já tem uma ideia aproximada de como será seu mundo…

(por exemplo, “uma grande ilha” ou “quente com muitas montanhas”), com a ideia ede preencher os detalhes posteriormente.

Entretanto, se você não gostar de algo em seu mapa gerado aleatoriamente, Azgaar fornece uma ferramenta para pintar novos terrenos.

Inúmeras opções permitem rotular continentes, países, cidades, regiões e até religiões diferentes, cada uma das quais pode dividir ou unir o mapa.

Se você precisa de um mapa para um mundo particularmente social e politicamente orientado (ou dividido), então o Gerador de Mapas de Fantasia de Azgaar é sem dúvida o ideal para você!

3. Watabou’s Medieval Fantasy City Generator

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

mapas de rpg de mesa watabou no artigo do caixinha quantica podcast

Mas um mundo marcado por dezenas de divisões complexas não é para todos…

…talvez sua história se passe em uma única grande cidade ou se mova entre duas cidades diferentes.

Assim sendo, você vai adorar o Medieval Fantasy City Generator da Watabou.

Este software pode criar quantas cidades você quiser, com nomes personalizáveis ​​(incluindo nomes de ruas), pontos de interesse e cores em seus mapas de RPG.

Veja Também:
15 Melhores Aventuras de Dungeons and Dragons

Embora haja menos opções para manipular os próprios mapas da cidade, é provável que você encontre um mapa da cidade que atenda às suas necessidades ou inspire sua escrita da maneira certa.

E não se deixe enganar pelo nome do gerador: as cidades que você gera podem caber mais do que apenas uma paisagem medieval.

Afinal, não importa onde você esteja, você pode perceber que as cidades próximas a você ainda mantêm muito do seu layout histórico.

Então experimente este gerador de cidade de fantasia e deixe sua imaginação correr solta em qualquer forma que você desejar.

4. World Anvil Worldbuilding Tools

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

world anvil mapas de rpg de mesa

Muitas vezes é difícil tornar o layout de um mapa legível e indicar sua relevância para a história.

Por exemplo, o Mapa Interativo do World Anvil é a ferramenta ‘go-to’ se você é o tipo de escritor criativo que começa com um mapa áspero preparado.

Através do software da World Anvil, você pode carregar seu mapa para adicionar os vários elementos (e interativos) que atendam às suas necessidades.

Dessa maneira, você pode traçar os cursos de heróis e vilões à medida que se aventuram pelo mapa, adicionando pontos de passagem para mostrar momentos de conflito ou descanso.

Ou você pode usar a função que permite interligar mapas — adicionando ícones que ligam a mapas de cidades — e certifique-se de nunca perder a noção de onde está.

Finalmente, a ferramenta do World Anvil permite que você leve seu mapa para o próximo nível…

…por meio de opções de personalização que simplesmente não são possíveis com o desenho tradicional de caneta e papel. Ou seja, um excelente gerador de Mapas de RPG.

5. Wonderdraft

Preço base: $ 29,99
Tipo: download de software

um excelente gerador para seu rpg de mesa é o wonderdraft

Esta próxima entrada é um dos softwares mais caros nesta lista, mas também é um dos mais bem revisados.

O software de criação de mapas de fantasia da Wonderdraft ocupa um meio-termo feliz em tamanho, especializado na criação de mapas continentais e regionais.

Os mapas da Wonderdraft são particularmente elogiados por seu estilo de arte detalhado, bonito e, de fato, tolkienesco, bem como por sua personalização.

Ele pode gerar inúmeros elementos para adicionar ao seu mapa, se desejar, desde rios e estradas até montanhas e cidades.

Claro, se você não gostar do que o software gera para você, você também pode usar a ferramenta “pintar” e moldar a paisagem para atender às suas necessidades.

A beleza deste Wonderdraft é que, afinal, não importa quantas combinações malucas de paisagens você jogue nele…

…ele mantém o estilo do seu mapa, permitindo que você personalize sem medo o conteúdo do seu coração.

6. donjon Worldbuilding Generators

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

Agora, se você está procurando idéias básicas para ajudá-lo a moldar seu mundo, considere usar o gerador de mundo de fantasia de mapas de RPG gratuito do donjon como sua musa.

Gerar suas formações iniciais de terra é um processo rápido e indolor, deixando mais tempo para você entrar nos detalhes…

…seja imprimindo com caneta e papel ou carregando seu mapa em uma ferramenta separada como o World Anvil!

Mais simples, e talvez mais doce, do que outras ferramentas, o donjon permite que você personalize a aparência do seu mapa gerado aleatoriamente alterando sua cor ou estilo, a proporção gelo/terra/água, o número de cidades e a fonte.

Desse modo, depois de escolher as opções de personalização que combinam com você, o resultado aparecerá em uma nova guia como uma imagem de fácil download.

Logo, se você precisar de mais inspiração, tente estimular sua criatividade usando o gerador de enredo de fantasia de Reedsy enquanto cria seu mapa para enriquecer sua criação de mapas com algumas histórias inspiradoras.

Portanto considere usar o Donjon em conjutos com outras ferramentas.

7. ProFantasy’s Campaign Cartographer 3

Preço base: $ 22,45
Tipo: download de software

Com o Campaign Cartographer Profantasy, você pode desenhar mapas de desenhos animados, mapas hexadecimais, mapas medievais e muito mais do que isso, se você optar por usar as ferramentas de geração de massa de terra embutidas ou desenhar seus próprios com ferramentas para ajudá-lo.

Então você terá uma enorme variedade de símbolos, estilos e tipos de mapeamento que são fáceis de acessar imediatamente, sem quaisquer expansões adicionais pagas.

A variedade do que está disponível é parte do que torna este gerador de mapas tão bom, pois você não está limitado a um único estilo de mapa.

Assim, se você quiser fazer um mapa de pixel art de 8 bits um dia e um mapa inspirado nos livros de Witcher no dia seguinte, o Campaign Cartographer tem todas as ferramentas para facilitar isso.

8. Nortantis

Preço base: grátis
Tipo: download de software

O Nortantis é um gerador de mapas de RPG de fantasia simples que cria mapas desenhados à mão.

Depois de criar um mapa do seu estilo, você tem a opção de personalizar os terrenos, ícones, plano de fundo, cor e fonte do texto.

Então quer fazer um mapa de pântano assustador?

Desse modo, por que não escolher um plano de fundo roxo combinado com um contorno de terreno roxo mais escuro?

Ou talvez seus personagens estejam viajando por uma terra de vulcões – combinar um fundo vermelho escuro com os práticos contornos de terreno vermelho mais claro de Nortantis certamente servirá para isso.

Depois de criar sua configuração de história ideal, você pode exportá-la facilmente em qualquer arquivo de imagem que preferir ou enviá-la para impressão diretamente do aplicativo.

9. FlowScape

Preço base: $ 10
Tipo: download de software

O FlowScape se destaca do restante de nossa lista como o único gerador de mapas 3D.

Com o FlowScape, você pode selecionar vários tipos diferentes de terreno, de montanhas nevadas a paraísos de praia, ou escolher entre 20 predefinições que você pode editar.

Se listássemos todos os elementos que você pode editar, você estaria aqui o dia todo, então aqui está uma lista de exemplo do que você pode fazer no FlowScape: simular animais vivos, construir castelos, brincar com a física (perfeito para criar ruínas de castelos precisas), girar o sol e até construir em cima de tartarugas gigantes.

Parece muito divertido, certo?

Você pode estar pensando que é impraticável usar um gerador de mapa 3D para fins de construção de mundo e escrita, mas muitos escritores confirmaram o contrário.

3D significa que você pode mergulhar em seu mundo como se estivesse lá, editá-lo em detalhes e, em seguida, diminuir o zoom e capturar o mapa de cima para baixo.

É a melhor maneira de controlar seu mapa e se colocar no lugar do seu personagem.

E acima de tudo, é possível comprar também pelo Steam.

10. Inkarnate

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

exemplo de mapas de RPG para usar durante o jogo

O Inkarnate é bem conhecido entre os fãs de geradores de mapas de fantasia por sua interface de usuário intuitiva, geração rápida e os inúmeros recursos que oferece.

Você pode criar grandes cidades com amplas estradas angulares ou paisagens com colinas sinuosas, ou, se nada disso lhe interessa, por que não tentar construir uma cidade inteira em uma ponte em um desfiladeiro?

As formas, tamanhos e posicionamento de tudo, desde cidades e masmorras a montanhas, são ilimitados.

Seja qual for sua preferência, é provável que o Inkarnate tenha algo para você, oferecendo até recursos como a capacidade de criar “mapas de batalha”, o que é perfeito se você estiver escrevendo um mundo de fantasia em guerra ou cenas de luta complexas.

 

11. Roll for Fantasy Map Creator

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

Não é atraído pelos sinos e assobios dos pacotes de software maiores aqui?

Você pode gostar desta próxima entrada. Roll for Fantasy é um gerador de mapas simplificado e baseado em grade.

Você pode optar por gerar um mapa aleatoriamente e depois editá-lo ou construí-lo do zero.

O sistema é simples: você clica no quadrado da grade para colocar um elemento no mapa (como uma massa de terra) e depois gira como quiser.

Não deixe a facilidade de uso enganar você, porém, com um pouco de tempo e compromisso, você pode usar o gerador Roll for Fantasy para criar um rascunho e, em seguida, desenvolver alguns designs de mapas surpreendentes.

Com ferramentas fáceis de usar, como um espelho para aperfeiçoar a simetria do seu mapa, esse gerador definitivamente merece mais atenção do que recebe…

…especialmente porque é de uso gratuito (para que você não fique tentado a gastar em conteúdo adicional).

Se isso não bastasse, toda vez que você usa o site Roll for Fantasy, você também planta uma árvore para ajudar o Eden Reforestation Project.

Dessa forma, quem não ama um esforço de reflorestamento?!

12. Dungeon Scrawl

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

Agora, se você deseja desenhar masmorras, cavernas ou castelos expansivos, serpenteantes e labirínticos, então o Dungeon Scrawl é a ferramenta de mapa de fantasia para você e seus mapas de RPG de Mesa.

Imagine se o Adobe Photoshop foi projetado com o único propósito de criar mapas internos atraentes (e também muito, muito mais fáceis de usar) – isso é Dungeon Scrawl.

Sem necessidade de instalação, Dungeon Scrawl oferece a chance de construir modelos de masmorras pré-fabricados ou desenhar à mão livre seus próprios mapas de fantasia.

A interface de usuário suave do software facilita o desenvolvimento de mapas com um toque artesanal e pessoal, bem como criando corredores, escadas e salas de todas as formas.

Se você está preocupado em desenhar apenas para potencialmente produzir linhas trêmulas com aparência de MS-Paint: então não tenha medo, o software torna suas linhas automaticamente mais suaves ou mais irregulares, dependendo de suas preferências.

Certamente, se você ainda não queria, este software vai fazer você querer brincar e fazer mapas de masmorras conforme sua história avança.

13. HexTML Hex Map Creator

Preço base: grátis
Tipo: baseado em navegador

hexcrawl é um estilo muito famoso para mapas de rpg de mesa

Se você é fã do jogo de tabuleiro Settlers of Catan, você se sentirá em casa com a charmosa entrada final da nossa lista.

HexTML é um gerador de mapas de fantasia baseado em navegador, com seu único ponto de venda sendo seu estilo de arte estilo jogo de tabuleiro.

A grade hexagonal tesseladora também é surpreendentemente versátil.

Para mapas maiores, você pode combinar muitos hexágonos menores para criar o efeito de territórios amplos e, para mapas menores, você pode transformar cada hexágono em um bioma individual.

Com uma lista considerável de símbolos, bandeiras e cores para escolher e colocar em seu mapa, você pode passar horas brincando com diferentes combinações de posicionamento de peças.

E caso você não goste dos recursos que o HexTML fornece, você pode fazer upload de seus próprios símbolos para integrá-los perfeitamente ao seu mapa.

Eventualmente, quando a vida real o chama para longe da tela, você pode exportar facilmente seu mapa como um arquivo de imagem ou então salvar o mapa inacabado para continuar na próxima vez que fizer logon.

Então é isso, certamente essa lista completíssima aqui do Caixinha Quântica irá te ajudar como mestre a criar seus mapas de RPG de Mesa.

Mapas de RPG de Mesa e exploração Sandbox

Por fim, temos um podcast de RPG de Mesa, o Jogada de Mestre, onde falamos sobre exploração de cenário. Vale conferir, basta clicar na imagem ou no player.

RPG Mundo Aberto capa do podcast de RPG de mesa Caixinha Quantica

Confira Também