RPG Mundo Aberto – Sandbox

RPG Mundo Aberto capa do podcast de RPG de mesa Caixinha Quantica

Olá, Caixinhas e Caixinhos, o episódio dessa semana é sobre RPG de Mundo Aberto, o Sandbox. Então quem de vocês gosta desse estilo de RPG de Mesa tão legal?

RPG de Mundo Aberto

Se alguém for traduzir literalmente, Sandbox em português seria caixa de areia. Um estilo de RPG de mundo aberto, onde é seguida uma linha de narrativa sobre uma história escrita antes.

Como se os personagens dos jogadores interagissem com um mundo inteiro existente. Além de acontecimentos nesse mundo darem mais profundidade à narrativa e consequentemente à aventura.

Enquanto muitos sistemas de RPG foram ficando um pouco travados na opinião de alguns jogadores nas regras e na criação dos personagens.

Liberdade Total

No Sandbox, tudo é permitido. Os jogadores podem fazer o que quiserem, tudo é livre.

Mas essa liberdade vem com um preço bem alto, pois os perigos nesse tipo de jogo costumam ser mortais.

O apego aos personagens deve ser mínimo, pois personagens irão inevitavelmente morrer. A vantagem é que possibilita muita sessões pequenas, mas conectadas entre si.

Old School RPG Mundo Aberto

Portanto, o RPG Sandbox tem a proposta de resgatar o D&D old school, amado por tantos e ignorado por alguns. Um sistema bem interessante para o jogo é o hexcrawl, onde o mestre monta um mapa em hexágonos.

Cada hexágono é uma surpresa para os aventureiros. Pode ser uma quest, uma armadilha, uma batalha. Enfim, tudo o que o mestre achar legal colocar no mapa. E os jogadores transitam entre esses hexágonos livremente.

Se você ficou interessado em saber mais sobre a caixa de areia do RPG, ouça o episódio e confira.

Outras Jogadas de Mestre

Se você gostou desse episódio, temos outros nesse formato, com muitas dicas para Mestres de RPG. Alguns deles são: “Ah, os monstros sabem, sabem bem!“, “Criação de Personagens” e “Alinhamento“.

Caixinha Quântica, o Podcast onde os universos se encontram.

Confira Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.