Drow D&D 5e: Como eles lutam?

sociedade drow no rpg de mesa

Drow, uma raça muito famosa no RPG Dungeons and Dragons. E como todos sabem, uma raça jogável na quinta edição.

Então vamos hoje, junto do J. do Caixinha Quântica e Henrique da Torre do Dragão falar de táticas de combate dos drow, vem ouvir!

O que são os Drow em D&D?

Os drow são tão icônicos quanto o próprio RPG Dungeons and Dragons.

Chamados de Night Elves, Dark Elves, ou “The Ones Who Went Below” se você estiver sendo chique, os drows estão com D&D desde o início na 1ª edição e eles ainda estão aqui na 5ª edição.

Drows eram originalmente apenas monstros, assim como muitas das “raças monstruosas” de outrora.

Veja Também
Dungeons and Dragons e Stranger Things

Mas com a extremamente popular série Drizzt que retrata o “raro” bom drow, inúmeros elfos escuros anti-heróis foram defendidos em inúmeros jogos de D&D.

Mas quando reduzimos, o que exatamente são os drows? Como é jogá-los?

drow no rpg de mesa, como lutam? podcast

Qual é a Cultura Drow?

Drows amam Lolth! Lolth é a Rainha Aranha, a divindade patrona dos drows e um cliente desagradável que você pode ter visto antes como um grande antagonista em vários livros.

Lolth é essencialmente a razão pela qual os drows são drows.

Há muito tempo, numerosos elfos começaram a adorar a rainha aranha e foram banidos para a escuridão por seus primos élficos mais sãos.

As incontáveis ​​gerações no escuro fizeram deles o que são agora, e a adoração drow de Lolth acrescentou o motivo da aranha.

As cidades drows residem nas trevas, formadas por hierarquias estritas dedicadas ao seu próprio ego e mantendo o sangue fluindo para seu patrono Lolth.

a rainha drow lolth

É na adoração de Lolth que a linha divisória entre o bem e o mal é traçada.

Lolth é uma grande fã de escravidão e sacrifícios de sangue, o que não combina bem com toda a coisa de “bom alinhamento”.

Drows que aceitam sua cultura ancestral de adoração a Lolth tendem a ser arrogantes, cruéis, hedonistas e geralmente são bastardos assassinos.

Enquanto os drow que rejeitam sua deusa patrona (ala Drizzt) têm a chance de se acalmar.

Outro núcleo proeminente da sociedade drow é o sexismo e o domínio matriarcal.

Veja Também:
15 Melhores Aventuras de Dungeons and Dragons

Drows machos são percebidos como inúteis e todas as posições de poder dentro das comunidades drows são ocupadas por fêmeas.

Os drows machos vivem aos caprichos de suas superiores femininas e podem ser legalmente mortos da mesma forma que matar um animal de estimação.

Esta cultura é tão opressora de seus homens que muitos dos “bons” drows rebeldes são do sexo masculino, buscando meramente escapar da perseguição das matriarcas que os teriam derrubado se ficassem.

Uma sacerdotisa drow está acima até mesmo de outras drows femininas, criando um matriarcado hierárquico estrito com cada camada subjugando as pessoas abaixo delas.

Dá pra jogar com o Drow em D&D?

Os Drows são apresentados como uma raça de personagem do jogador para a 2ª edição em The Complete Book of Elves (1992).

As divindades drow Lolth, Kiaransalee, Vhaeraun e Zinzerena são descritas em Monster Mythology (1992).

Os drows são posteriormente apresentados como uma raça de personagem jogável novamente em Player’s Option: Skills & Powers (1995).

No RPG D&D 5e é possível jogar com os Drow, eles apresentam uma desvantagem ai estarem em contato com a claridade (uma regra que irá cair).

Qual é a melhor classe para se jogar com Drow em D&D 5e?

Os drows são bons bardos, ladinos, feiticeiros e feiticeiros, mas também podem trabalhar como guerreiros e patrulheiros.

O que torna um Drow mal?

Ao contrário de criaturas como os orcs, os drows não tinham inclinação inata para o mal, com sua moralidade sendo influenciada por sua sociedade.

“Bom drow” compunha cerca de 15% de toda a raça, embora a maioria deles não fosse realmente do bom alinhamento, sendo meramente neutro caótico ou neutro legal.

O mais famoso Drow bondoso é o Drizzt Do’Urden, descrito em vários romances do escritor Salvatore.

Porque os Drows vivem no Underdark?

Rebelando-se contra seu criador, Lolth liderou um grupo de drows no Subterrâneo para construir Menzoberranzan, a grande estrutura de caverna conhecida como a Cidade das Aranhas.

Veja Também
Que é Vecna em Dungeons and Dragons

Ao longo de milênios, os ensinamentos de Lolth corromperam essa sociedade “udadrow” em uma sociedade que valoriza a crueldade, a obediência e um ódio ardente pelos habitantes da superfície.

a cidade drow de menzoberranzan

Acho que deu pra conhecer um pouquinho dos Drow, é muito legal jogar com eles em seu RPG de mesa.

Vem ouvir então o podcast onde falamos quais táticas de combate utilizar no D&D 5e com essa raça.

Confira Também